Nos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura Municipal de Ventania, região de Telêmaco Borba, já perdeu em torno de R$ 500 mil em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por conta da diminuição da população apontada pelo Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
De 2009 para 2010, conforme o instituto, a população do município passou de 11.239 para 9.967 habitantes. Isso fez com que as cotas do FPM baixassem de 0,8 para 0,6.
Em 2009, os dados eram estimados, cálculo estastístico que previa a população dos municípios de acordo com os históricos censitários já realizados em Ventania, como também em demais cidades brasileiras. Em 2010 contrariando o estusiasmo da administração municipal, a realidade segundo o IBGE, mostrou-se outra.
Ventania é um dos 12 municípios paranaenses que perderam cotas do FPM devido à contagem de população feita pelo IBGE no ano passado.
Nos Campos Gerais, os outros dois municípios que também perderam foram Piraí do Sul e Ortigueira. Exatamente para debater estratégias em relação a essas perdas que a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promoveu duas reuniões neste mês – uma no dia 5 e outra nesta terça-feira (12) –, em Brasília. O prefeito de Ventania, Ocimar Roberto de Camargo (PMDB), participou do encontro desta terça e afirma que, conforme a previsão da CNM, Ventania deverá perder, até maio próximo, algo em torno de R$ 800 mil em repasses do FPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário