domingo, 26 de junho de 2011

DOCUMENTÁRIO É GRAVADO EM TIBAGI

A gravação do documentário 'Lembranças', que resgata causos tibagianos, teve mais uma locação, onde estava previsto para sexta-feira, 24 de junho de 2011. O diretor e produtor do filme, Zinho de Oliveira, estava novamente selecionando figurantes para compor uma das cenas na propriedade de Dona Júlia, no Guartelá. 

Boa parte das entrevistas com personalidades históricas de Tibagi já estão documentadas. O trabalho agora é de finalização, com a reprodução de cenas das histórias contadas pelos tibagianos. 

No dia 11 de junho de 2011, a gravação aconteceu no Museu Histórico e contou com a participação de pelo menos 15 figurantes e mais cinco profissionais na produção. “Com base num depoimento, sobre a época áurea do cinema em Tibagi, reproduzimos causos sobre o Cine Diamante e do lanterninha, que era famoso”, relata. Ele agradece a participação da comunidade, que também compareceu com carros antigos e até carrinho de pipoca da época para trazer realidade à interpretação.

Os causos de Tibagi que fazem parte do patrimônio cultural imaterial do município vão mais uma vez parar na grande tela. Depois de produções como 'Vozes do Garimpo' e 'Tropeiro – Alma Sem Fronteira', chegou a vez do filme 'Lembranças' contar as histórias populares dos tibagianos. 


O documentário está sendo elaborado pela Z Produções e será dividido em quatro partes de 12 minutos com sobre quatro temas principais: garimpo do diamante, causos do Guartelá, as antigas carreiras de cavalo e cinema. “São causos sobre o garimpo, como a história do maior diamante encontrado na cidade, e lembranças curiosas sobre vários assuntos. É um apanhado de relatos”, diz Zinho. Entre os entrevistados estão Geraldo e Júlia Aleixo, moradores do Guartelá; José Mattos, que fala sobre quando a Rodovia do Café passava pela cidade, e carreiristas, pessoas que competiam nas várias pistas de carreiras de cavalos que havia na cidade. 

Além de resgatar as histórias antigas de Tibagi, o filme Lembranças também terá cunho educativo para ser apresentado nas salas de aula e disponibilizado às redes de TV que queiram divulgá-lo. “Normalmente participamos de festivais com esses documentários”, adiciona Zinho. Para que toda a população possa ter acesso ao documentário, o filme será exibido em sessões itinerantes de cinema ao ar livre em todos os bairros da cidade e comunidades rurais. 


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo

Fonte: Prefeitura Municipal de Tibagi

Nenhum comentário:

Postar um comentário