O Prefeito Geraldo Magela recepcionou esta semana em seu gabinete, o gerente da Agência da COPEL de Ortigueira, Rogério Caetano e o engenheiro de medição, Pércio Luiz Miranda, para realizar a entrega do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGE para Ortigueira.
O PLAMGE tem como objetivo avaliar o consumo de energia elétrica dos órgãos e iluminação pública do município, com vistas na racionalização do seu uso, inclusão de novos recursos tecnológicos que resultam na economia do uso do bem. “Com este estudo é possível identificar os pontos que demandam um consumo maior de energia elétrica e buscar meios para reduzir esta necessidade” apontou Pércio.
O início deste projeto se deu em 2010, com a promulgação do Decreto nº 858 que instituiu a Unidade de Gestão Energética Municipal – UGEM. Além da entrega do documento, também foi apresentado o Sistema de Informação Energético Municipal – SIEM, que é outra ferramenta que será disponibilizada para uma melhor efetivação do consumo de energia elétrica dos órgãos públicos municipais em Ortigueira e que será de responsabilidade do UGEM.
O PLAMGE faz parte do Programa Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica – RCE, desenvolvido pela ELETROBRÁS/ PROCEL em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.
No Paraná, Ortigueira é uma das cinco cidades que foram selecionadas para que o projeto seja desenvolvido. Com este estudo o município de Ortigueira poderá economizar até 9,74% de seu consumo de energia elétrica, o Prefeito considerou extremamente importante esta economia, tendo em vista que o montante que será economizado, poderá ser empregado em outras áreas da administração municipal. “É função do gestor público, implantar formas de gerir com a máxima eficiência os recursos públicos, esta economia será muito benéfica para a população do município” comentou Geraldo Magela.
O Prefeito também citou a preocupação com a questão ambiental, “a economia dos recursos naturais também é outro fator muito importante neste estudo, pois se pouparmos agora as próximas gerações também poderão usufruir deste bem”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ortigueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário