quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOVAS PONTES NA REGIÃO DA UHE MAUÁ DEVEM FICAR PRONTAS EM OUTUBRO

Está prevista para outubro a conclusão das pontes que estão sendo construídas para a readequação do sistema viário na região onde está sendo implantada a Usina Hidrelétrica Mauá. 

São três pontes: uma sobre o rio Imbauzinho, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira (com 65 metros de extensão), outra sobre o rio Arroio Grande, em Ortigueira (com 57,5 metros), e uma terceira sobre o rio Barra Grande, também em Ortigueira (com extensão de 374 metros). Além das pontes, também está sendo construído um novo trecho de estrada entre os distritos de Lageado Bonito e Natingui, em Ortigueira, e os acessos às pontes.

As novas pontes estão localizadas muito próximas das antigas, que serão alagadas com o enchimento do reservatório da Usina, e vão melhorar o tráfego na região. Isso porque, sobre os rios Imbauzinho e Arroio Grande, existiam pontilhões de madeira, que davam passagem para um único veículo – já as novas pontes serão de concreto, com pista dupla. A ponte sobre o rio Barra Grande era de concreto, mas também só permitia a passagem de um carro por vez, enquanto a nova terá pista dupla.

O investimento do Consórcio Cruzeiro do Sul (formado pela Copel, com 51%, e pela Eletrosul, com 49%) nas obras do sistema viário é da ordem de R$ 15 milhões. Antes das construções serem iniciadas, foram feitas reuniões com a prefeitura de Ortigueira e com os ribeirinhos, e os projetos passaram por adequações com o objetivo de atender as necessidades da população. 

Além dessas pontes, a própria barragem da Usina será utilizada como ponte, com 745 metros de comprimento, ligando os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário