quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NORTE DO PARANÁ ENFRENTA ALTO ÍNDICES DE DENGUE

Paraná tem mais de 2 mil notificações de dengue

Combinação de Chuvas e as temperaturas mais elevadas nesse verão, fazem que aumetem a infestação da doença em várias regiões do Brasil. No Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou no dia 24 de janeiro, o novo informe semanal com a situação da dengue no Estado. Nas primeiras três semanas do ano foram notificados 2.019 casos da doença em 103 municípios. As regionais de Saúde com maior número de notificações são as de Londrina (645), Foz do Iguaçu (215) e Jacarezinho (190). 


Destes, 49 casos foram confirmados em sete municípios. Londrina concentra 70% dos casos confirmados (35). Oito casos foram confirmados em Foz do Iguaçu (8), dois em Jacarezinho e um em Rolândia, Paranavaí, Cruzeiro do Iguaçu e Ortigueira.

O índice predial do mosquito transmisor, voltou a deixar Apucarana em estado de alerta. Quatro vezes maior do que o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de 4,4 obtida no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegipty (LIRAa) de 2011, é considerada de alto risco.

Para conter o avanço da doença no Estado, a Secretaria da Saúde elaborou um plano de emergencial com ações programadas para os primeiros 90 dias do ano. Uma das primeiras ações foi a implantação da sala de situação, instalada no gabinete do secretário em Curitiba.

Quando um caso de dengue é confirmado, por exemplo, as equipes municipais de vigilância em saúde traçam um raio de segurança e enviam equipes para verificar a existência de focos do mosquito aedes aegypti. O objetivo é eliminar os criadouros e também fazer a aplicação do “fumacê”. 

Mosquito transmissor -

Aedes Aegipty

 Sintomas

Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3.º ao 15.º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias.

É só depois do período de incubação que os sintomas aparecem: principalmente febre alta com início súbito, dor de cabeça e dores no corpo. Ao surgirem os primeiros sintomas o cidadão deve procurar o serviço de saúde mais próximo para comprovar ou não a contaminação por dengue.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário