sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Usina Hidrelétrica Mauá deve entrar em operação em 2011

A Usina Hidrelétrica Mauá terá potência instalada de 361 MW - energia capaz de atender ao consumo de aproximadamente 1 milhão de pessoas - e deve iniciar a operação comercial em 2011.


A barragem da hidrelétrica esta sendo construída no rio Tibagi, entre os municípios paranaenses de Telêmaco Borba e Ortigueira. Orçada em aproximadamente R$ 1 bilhão, a UHE Mauá vem gerando empregos, renda e estimulando o desenvolvimento regional.


O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, responsável pela UHE Mauá, vai investir aproximadamente R$ 120 milhões no Projeto Básico Ambiental do empreendimento, que reúne 34 programas voltados à proteção da natureza e à promoção social.


A barragem da UHE Mauá emprega a tecnologia de concreto compactado a rolo (CCR) e terá 745 metros de comprimento na crista e 85 metros de altura máxima e vai permitir a formação de um reservatório com quase 84 km² de superfície.

Para levar a água do reservatório até a casa de força aproveitando uma queda bruta de 120 metros, será construído um circuito composto por: tomada d’água de baixa pressão, túnel adutor escavado em rocha com 1.922 metros de comprimento, câmara de carga, tomada d’água de alta pressão e três túneis forçados no trecho final.
A casa de força será abrigada e contará com três turbinas do tipo Francis, cada uma com 119,5 MW de potência.

O projeto prevê, ainda, a interligação da UHE Mauá ao sistema elétrico nacional por uma subestação operando em 230 kV e duas linhas de transmissão, que irão conectá-la às subestações Figueira e Jaguariaíva, ambas da Copel.
Integram o consórcio construtor (EPC) responsável pela execução do projeto da UHE Mauá, as empresas: J. Malucelli Construtora de Obras S/A; Sadefem Equipamentos e Montagens S/A; GE Hydro Inepar do Brasil S/A; e VLB Engenharia Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário