domingo, 31 de julho de 2011

INAUGURADO O CENTRO DE PRODUÇÃO NA VILA RURAL BRILHO DO SOL

As Ações Integradas do Programa Luz para Todos, o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobrás Eletrosul, do Governo Federal, juntamente com a Copel e Emater, do Governo do Estado do Paraná, a Associação Comunitária Brilho do Sol e a Prefeitura de Telêmaco Borba inauguraram, na quinta-feira (28), o Centro Comunitário de Produção - Cozinha & Horta Comunitária na Comunidade Rural Brilho Do Sol em Telêmaco Borba.
"Com o Centro Comunitário de Produção aproximadamente 96 famílias de agricultores da comunidade Brilho do Sol estão sendo atendidas. Muitas destas famílias foram recentemente beneficiadas com o acesso à energia elétrica pelo Luz para Todos em Telêmaco Borba. Somos gratos pelas excelentes parcerias realizadas e desejamos êxito aos moradores da Vila", ressalta Gilnei Dias Machado, representante da Eletrobrás/Eletrosul, do Ministério de Minas e Energia e do Programa Luz para Todos.
O Centro de Produção
O Centro Comunitário de Produção - Cozinha & Horta Comunitária é um projeto contínuo que visa principalmente atender os Programas Fome Zero (PAA - Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar), Lei da Merenda Escolar (PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar) e com isso propiciar renda e emprego, sustentabilidade, garantir segurança alimentar e nutricional e contribuir para melhorar os índices ODM - Objetivos do Milênio e integrar o Plano Brasil Sem Miséria, principalmente minimizando o impacto da pobreza e evitar o êxodo no meio rural às famílias participantes do projeto.
As senhoras da Vila Rural receberam treinamento culinário promovido pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
As mulheres das comunidades beneficiadas com o Centro Comunitário De Produção - Cozinha & Horta Comunitária podem ficar tranqüilas e produzir pães, bolachas, biscoitos, macarrão caseiro, geléias, compotas, doces, entre outros, pois os governos federal, estadual e municipal estão compromissados em garantir a comercialização dos alimentos, através da inclusão destes produtos na merenda escolar do município, nas Escolas do Estado e no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e no Programa Fome Zero da Conab, do Governo federal.
No Centro Comunitário de Produção - Cozinha & Horta Comunitária as Ações Integradas do Programa Luz para Todos, através do patrocínio da Eletrosul, entraram com o investimento de R$ 36 mil. Com isso, foi possível adquirir os equipamentos para a Cozinha & Horta Comunitária, tais como: batedeira, seladora de alimentos, liquidificador, freezer, forno, mesa, etc.
No município de Telêmaco Borba, o Programa Luz para Todos até 2010 entregou obras de eletrificação rural em aproximadamente 130 propriedades rurais beneficiando aproximadamente 650 pessoas no município, com um investimento de aproximadamente R$ 806 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário