quinta-feira, 31 de março de 2011

TB INTENSIFICA COMBATE A DENGUE

Técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e agentes de endemias atuam intensivamente no combate à dengue em Telêmaco Borba.


As ações, promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SME) e Vigilância Sanitária, iniciaram com um mutirão, de 15 de março a 1º de abril, em todos os bairros, com coleta de materiais que possam acumular água, principal criadouro do mosquito transmissor da doença. A coleta ultrapassa a 57 toneladas.

"É preciso que todos se unam neste propósito de mantermos limpos os quintais e mesmo no interior das residências a responsabilidade é de cada um, lembramos que a dengue é uma doença que mata, todo cuidado é pouco", alerta Linda Mara Nogueira de Oliveira, coordenadora do Programa de Combate à Dengue no Município.

Em Telêmaco Borba há dois casos confirmados (importados), de um trabalhador que esteve no Rio de Janeiro e adquiriu a doença e uma senhora que esteve em Carlópolis, ambos estão sendo acompanhados e em tratamento. Ainda segundo a Vigilância existem 23 notificações da doença.

Um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná , no dia 28 de março, confirmou 10 mortes por dengue em 2011, em todo o Estado. No total, desde o início de 2011, já foram duas mortes em Londrina, cinco em Jacarezinho, uma em Cambará, uma em Carlópolis e uma em Cornélio Procópio.

O Paraná tem 5.684 casos confirmados de dengue em 115 municípios. A maioria deles são casos autóctones (5.508), quando as vítimas são infectadas na própria cidade, e 176 casos importados. Em sete dias, houve um aumento de 25% dos casos confirmados. São 1.152 novos casos da doença e outros 16 municípios que passaram a ter infectados.

O Estado do Rio de Janeiro, notificou uma "Epidemia de Dengue", com 23 mortes confirmadas e 31.412 casos suspeitos até o dia 24 de março. A epidemia se alastra por 10 municípios do estado. A informação foi confirmada pela Secretaria estadual de Saúde.

 Medidas mais importantes para evitar a dengue 

Eliminar os possíveis focos, todo e qualquer local que acumule água, como lixo, sacolinhas, potes, pacote de salgadinhos, reservatório de água de chuva como tambores, baldes, pneus, latas, caixa d'água destampada, tanques, canos de antena parabólica entre outros.
Principais sintomas e o que fazer

Febre alta, dor de cabeça, dores no fundo dos olhos e no corpo. 

Caso apresente estes sintomas a pessoa deve procurar um serviço médico e caso tenham viajado deve mencionar isto na consulta, principalmente para as seguintes cidades: Londrina, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Jataizinho, São Miguel do Iguaçu, Leópolis, Florestópolis, Astorga, Cambé, Assai, Bela Vista do Paraíso, Medianeira, Maripá, Santa Fé, Marialva, Matelândia, Sarandi, Goioerê, Paiçandu e Cascavel, cidades estas que apresentam alto índice da doença no Paraná.

Trabalho efetuado com a suspeita pelas vigilâncias:
No local é realizada a pesquisa vetorial especial que compreende a verificação da presença de larvas ou mosquito, eliminação dos focos mecanicamente (removendo o depósito) ou aplicando larvicida (quando não possível a eliminação)

O doente recebe acompanhamento pelo agente de saúde, recomendação para a utilização de repelente a cada 2 horas, evitar sair do domicilio, tomar muito líquido.

Para mais informações 

Para mais questionamentos a respeito da dengue a população pode ligar pelos telefones (42) 3273-1022 Vigilância Sanitária ou (42) 3904-1502 Vigilância Epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário