quarta-feira, 11 de maio de 2011

CAMPANHA DE VACINAçãO CONTRA A INFLUENZA TERMINA DIA 13 DE MAIO

META DE VACINAÇÃO AINDA NÃO FOI ATINGIDA

Termina nesta sexta-feira (13) a Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2011. O município de Telêmaco Borba, desde o início da vacinação em 25 de abril, vacinou 4.835 pessoas do total de 11 mil, meta estipulada. Isso representa que somente 44% da população alvo no município procurou a imunização.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa Nacional de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Kátia Cristiane de Almeida Alves, a procura está abaixo das expectativas. "Faltam alguns dias para o encerramento e ainda precisamos vacinar 52% das crianças de 6 meses a 2 anos, 67% das gestantes e 55% dos idosos a partir dos 60 anos, mas para atingirmos a meta precisamos que esse público vá até um posto de saúde para receber a dose. Kátia reforça a importância da vacina e alerta aos pais que levem seus filhos para receberem a imunização, e também para as grávidas que são as que menos estão procurando pela vacina.
A vacina está disponível nos 12 Postos de Saúde, os quais são Triângulo, Jardim Bandeirantes, Área 2, Vila Izabel, Jardim Alegre, Vila Esperança, Socomim, BNH, Caic, Cem Casas, Marinha e Bela Vista.
As crianças deverão ser levadas aos Postos de Saúde de seu bairro, devido aos registros adequados em seus prontuários de vacina e a oportunidade de corrigir os esquemas. No Ambulatório Central haverá vacina apenas para idosos e gestantes.
Os idosos, crianças e gestantes devem levar o cartão de vacinação. Especialmente as crianças, pois as doses de vacina contra a gripe, tomadas anteriormente, vão definir o esquema de 2011. Neste caso o cartão é obrigatório.
O Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde determinam que a vacinação é exclusiva para a população alvo (idosos, crianças de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e trabalhadores que atendem influenza).
Contraindicação
Não deve ser administrada em:
• Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina;
• Pessoas que apresentem reações anafiláticas graves a doses anteriores;
Precauções:
• Em doenças agudas febris moderadas ou graves a vacinação deve ser adiada até a melhora do quadro;
• História de Síndrome de Guillain Barre – recomenda-se a avaliação médica criteriosa de risco-benefício da vacina em atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário