segunda-feira, 2 de maio de 2011

SANCIONADO O NOVO PISO SALARIAL REGIONAL DO PARANÁ


O governador Beto Richa sancionou neste domingo o novo salário mínimo regional, aprovado esta semana pela Assembleia Legislativa. A assinatura foi durante na décima edição do 1º de Maio Solidário, evento promovido pela Força Sindical do Paraná, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba. 

“Esta é a celebração de um entendimento, de uma negociação positiva. Juntos, o governo, as centrais sindicais e entidades patronais, chegamos a um índice de reajuste que permite aos empresários atender aos anseios e demandas dos trabalhadores”, disse o governador. 

“Estou muito feliz por conseguirmos chegar a esse entendimento e por ter o privilégio de sancionar a lei que garante esse aumento no Dia do Trabalho”, destacou Richa, reforçando que o diálogo e a democracia são marcas do novo governo. 

O piso estadual foi reajustado em 6,9%. São quatro faixas salariais que variam de R$ 708,14 até R$ 817,78. Os valores foram negociados em reuniões com representantes do governo estadual, dos trabalhadores e do empresariado. 

O piso salarial paranaense é o maior do Brasil e serve principalmente para regulamentar o salário de categorias profissionais que não tem convenção nem acordo coletivo de trabalho. 


De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos), o salário mínimo do Paraná tem potencial para atingir 1,3 milhões de trabalhadores.

O presidente em exercício da Força Sindical, Clementino Vieira, destacou a importância do diálogo para o entendimento em relação ao reajuste do piso regional. “Tivemos várias negociações. Entendemos que tanto para os trabalhadores, quanto empregadores e governo, a assinatura do novo piso salarial fortalece e reforça a importância da participação do governo no processo de discussão”, destacou Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário