segunda-feira, 18 de abril de 2011

REGIÃO QUER AMPLIAR DESENVOLVIMENTO MADEIREIRO

Municípios da região de Telêmaco Borba se unem em projeto para indústria madeireira local.

Parceria entre Klabin e instituições promove o desenvolvimento da indústria madeireira da região

Em encontro realizado em Tibagi (PR), na segunda quinzena de março, prefeitos e representantes de 11 municípios das regiões dos Campos Gerais, Centro e Norte Pioneiro do Parará e a Klabin, definiram a formação de uma Agência Regional da Cadeia Produtiva da Madeira. A instituição, que deve entrar em funcionamento em dois meses, tem o objetivo de promover o desenvolvimento local por meio da industrialização e diversificação da atividade madeireira. 

O projeto, que abrange 14 municípios do entorno de Telêmaco Borba, sendo eles Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Figueira, Imbaú, Ipiranga, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania; visa incentivar a ampliação da base florestal na região, atraindo produtores rurais para o negócio e desenvolver a indústria madeireira para agregar valor aos produtos já comercializados pelas empresas locais.

Uma das próximas etapas é a confecção de um diagnóstico cujo objetivo é avaliar o potencial da região e as possibilidades de diversificação da indústria madeireira local por meio da comercialização de produtos que tenham como base a matéria-prima abundante nessa área. Esse trabalho também proporcionará mapear e conhecer as necessidades do empresariado local e incentivar sua participação na realização do projeto. Além disso, será possível identificar fatores para o desenvolvimento industrial da região e viabilizar a elaboração de uma política industrial voltada para a criação e aplicação de um modelo sustentável de industrialização da madeira; melhoria da eficiência e qualidade dos produtos; e ampliação da competitividade dos sistemas produtivos locais.

Os resultados verificados no diagnóstico serão apresentados durante a elaboração do planejamento estratégico, etapa que prevê definir as ações necessárias para o funcionamento eficiente do programa. 

De acordo com José Totti, diretor Florestal da Klabin, a região apresenta o cultivo e crescimento de florestas plantadas muito significativos e possui diversas empresas cuja principal matéria-prima é a madeira. Sendo assim, o desenvolvimento industrial local pode proporcionar a geração de trabalho e renda para todos os municípios envolvidos, além de riquezas e receitas geradas por meio da arrecadação de impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário